Educação

A Secretaria Municipal de Educação é responsável pela gestão e coordenação das políticas educacionais, ela desempenha um papel crucial na garantia do acesso e da qualidade da educação no Município.

Na área da educação infantil, a Secretaria Municipal de Educação atua na manutenção de creches e escolas, visando proporcionar um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento das crianças. Além disso, promove a formação continuada de professores, a elaboração de currículos adequados à faixa etária e a implementação de projetos pedagógicos que valorizam a ludicidade e o aprendizado.

Já na Educação de Jovens e Adultos, a Secretaria busca garantir o direito à educação para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade regular. Através do EJA, a Secretaria Municipal de Educação contribui para a formação cidadã, a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adultos.

Além destas contribuições, ainda há o importante papel do setor de nutrição escolar, em consonância com as diretrizes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Por meio de programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), busca-se garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, promovendo cardápios elaborados pela nutricionista responsável, sendo um importante setor para a formação de hábitos saudáveis.

O transporte escolar também é outro serviço essencial que atende alunos tanto da Rede Municipal de Ensino quanto das escolas da rede estadual. Com uma frota renovada e outros veículos terceirizados, a Secretaria beneficia centenas de crianças, jovens e adultos com a mobilidade até as escolas, prezando pela segurança e o bom atendimento.

ESCOLAS E CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

– Centro de Educação Infantil Tio Patinhas;

– Centro de Educação Infantil Rio Pequeno;

– Centro de Educação Infantil Aconchego I;

– Centro de Educação Infantil Aconchego II;

– Centro de Educação Infantil Aconchego III;

– Centro de Educação Infantil Aiurê;

– Escola Municipal Prof. Gregório Wessler;

– EJA (Educação de Jovens e Adultos).

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Plano Municipal de Educação está em fase de avaliação pelo Fórum Municipal de Educação. A previsão é que em agosto/2023, seus resultados sejam divulgados à população.