GRÃO PARÁ INICIARÁ EM JANEIRO DE 2019, PROCESSO DE GEORREFERENCIAMENTO EM ÁREA URBANA CENTRAL

Em uma ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Planejamento, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Urbano, serão georreferenciados as propriedades públicas e privadas do município.

Inicialmente serão desenhados o mapa viário do município, depois os perímetros urbanos e rural e em seguida os distritos, os bairros, as quadras os lotes e as construções, após essa etapa, todos os imóveis cadastrados no sistema tributário serão correlacionados com os desenhos que os representam.

Todo esse trabalho será inserido em um SIG – Sistema de Informações Geográficas em uma versão WEB que está integrado ao Sistema Tributário em tempo real fazendo com que as modificações na cartografia sejam mantidas atualizadas também no sistema tributário que é quem cuida da cobrança dos tributos.

Consideramos esse trabalho de grande relevância para o planejamento urbano do município tendo em vista que com as propriedades urbanas e rurais identificadas no SIG, será possível coibir as irregularidades de construções clandestinas e de parcelamento do solo, como também planejar o crescimento da cidade, de forma mais organizada.

Ainda entendemos como benefício para o município a justiça fiscal e social, cobrando de todos de forma justa e homogênea os tributos, em especial o IPTU, ITBI e Taxa de Lixo.

A idéia é que num certo momento, num mesmo ambiente web, estejam alocadas e disponível as camadas da infraestrutura e meio ambiente do território municipal, e que à partir dessas camadas sejam tomadas as decisões na gestão e cobrados os impostos inerentes. Com isso à cartografia da cidade vai sendo atualizada de acordo com os itens existentes na infraestrutura como, por exemplo, Cadastro Imobiliário, Redes de Água, Esgoto, Energia, rios, Iluminação Pública, o Patrimônio Público Imobiliário, as rotas da coleta de lixo, o trânsito, os transportes públicos, enfim, que à partir do georreferenciamento dos sistemas da cidade em um SIG – Sistema de Informações Geográficas no ambiente da internet consigamos tomar decisões mais acertadas e no tempo certo atendendo de forma eficiente e eficaz nossos munícipes e visitantes.