Censo Agropecuário 2017

CENSO AGROPECUÁRIO 2017

Em agosto de 2017 foi instalada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística – CMGE, em Grão-Pará, com representantes de entidades municipais e da sociedade em geral, cuja finalidade é acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Censo Agropecuário 2017. Nesta semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, voltou as dependências da Prefeitura Municipal de Grão-Pará, para apresentar em mais uma reunião o desenvolvimento do Censo Agropecuário no município. Desta reunião participaram diversas lideranças e representantes de entidades municipais, bem como o Prefeito Marcio Borba Blasius.

De acordo com as informações do IBGE, entre os oito municípios coordenados pela agência do IBGE de Orleans, Grão-Pará é o município mais adiantado na coleta de informações do Censo Agropecuário 2017. Atualmente, os agentes censitários Orlando Goetze e Leonardo da Silva de Souza já coletaram informações em 739 propriedades, das 1.013 estimadas. Estabelecendo assim quase 73% da coleta esperada para este censo. Outra informação importante também é que não houve nenhum caso de recusa em Grão-Pará, todas as pessoas que receberam os agentes censitários deram as informações necessárias e os atenderam muito bem.

O Censo Agro está sendo realizado de outubro/2017 a fevereiro/2018 (5 meses de coleta), em todos os estabelecimentos agropecuários existentes no município, predominantemente em áreas rurais. Os dados a serem coletados são: Área do estabelecimento, tipo de produção, condições de plantio, infraestrutura, receitas e despesas, técnicas de produção, mão de obra empregada, entre outros. Lembrando que todas essas informações dadas pelo agricultor são sigilosas e servirão para completar as estatísticas do município de uma forma geral.

Os dados do censo são muito importantes para o planejamento municipal em todas as áreas, e também para a economia do país. Se a sociedade coopera, o censo vai ter dados consistentes refletindo a realidade do município. O Censo Agropecuário é de suma importância para o Governo e para os setores privado e acadêmico, uma vez que oferece suporte ao planejamento e à implementação de políticas públicas e privadas, bem como para a avaliação de ações e de políticas já implantadas, e ao estudo do desenvolvimento rural.

Para mais informações acesse: