Município de Grão-Pará é o sexto do Estado em crescimento no Valor Adicionado

A Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sefaz-SC) divulgou os dados definitivos, quanto ao valor adicionado ao retorno do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os números confirmaram a boa notícia para o Município de Grão-Pará que, quando da divulgação dos dados provisórios, no mês de junho, já figurava entre os melhores do Estado e da região.

O crescimento no valor adicionado de Grão-Pará foi de 24,18% no índice em relação ao ano de 2016 para o ano de 2017, saltando de R$ 166.939.461,96 para R$ 207.297.285,19. Esta foi a sexta maior elevação entre os 295 municípios do Estado de Santa Catarina. Em relação aos 18 municípios da AMUREL, Grão-Pará ficou em segundo lugar ficando atrás apenas do Município de São Martinho. O aumento de 24,18% no valor adicionado impacta positivamente no retorno do ICMS para Grão-Pará no ano de 2019.

Os municípios onde se efetuam operações que geram um maior valor econômico tendem a ser compensados com uma participação mais significativa no produto de sua arrecadação, ou seja, quanto maior for o seu Valor Adicionado VA, maior será sua participação no retorno do ICMS.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS é um tributo arrecadado pelo Estado e parte dessa arrecadação (25%) é entregue aos municípios proporcionalmente à participação de cada um município na distribuição da arrecadação do ICMS.

 

Dione Heinzen

Secretário Municipal da Administração e Fazenda